quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Cidadania e o Espaço Escolar

A Cidadania e o Espaço Escolar

Colégio Estadual Murilo Braga Goiânia-GO

A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos da vida, onde o cidadão possa exercer seu papel na construção da democracia social. As instituições, como as escolas, e os atores sociais precisam estar comprometidos com a formação cidadã.
Pensando na formação dos nossos alunos, estamos realizando o momento da cidadania, nesta vertente, estamos conscientizando-os a cuidar da Escola como extensão da sua casa. Como primeiro ato, estamos efetuando a limpeza das carteiras que eles rabiscam o tempo todo, eles serão responsáveis para o cuidado e conservação da sua carteira que é um patrimônio público o qual pertence a todos nós.

O diretor Sebastião Cavalcante sugeriu entregar aos alunos um cadeado com a chave da sala, durante o recreio, a sala ficará trancada, isso leva os alunos a sentirem responsáveis por seu ambiente escolar e com certeza carteiras limpas livre de rabiscos fará com que o ambiente fique mais agradável.

A priori nossa pretensão não é a mudança radical de seus comportamentos, mas, através desta participação e conscientização, que todos estejam engajados permitindo aos próprios alunos através de pequenas ações como, por exemplo, limpar o que rabiscou. Que esta atitude ajude-os a construir o conhecimento necessário para pequenas mudanças que serão a base para o desenvolvimento de um futuro cidadão que saiba exercer plenamente a cidadania.  
Algumas sugestões foram colocadas,

1- Colaborar na limpeza e conservação da escola, não jogando lixo no chão, não riscando as paredes ou carteiras para o seu próprio bem estar no local. 2- Quando usar o banheiro, não se esquecer de dar descarga, lavar as mãos e fechar a torneira.

3-Demonstrar a educação que recebe em seu lar e na escola fazendo uso de certas palavras mágicas: obrigado, por favor, com licença, desculpe-me...

Professora Ivani de Brito





Nenhum comentário:

Postar um comentário